domingo, 9 de janeiro de 2011

Passando...


.
.
.

Configura-se o degrau no vão,
Dia que adiante se atravessa,
Processo suspenso na ilusão,
 Que em vão não se processa,
Dando ao passo que regressa,
 O passado fugaz em extinção,
Escadas traçadas na desilusão,
Do silêncio que se expressa!

Subindo os degraus que fomos,
Construímos a escada na pressa,
De esquecermos o que somos!

 .
.
.




4 comentários:

  1. Um poema diverge de um texto jornalístico exatamente pela reflexão que nos oferece. É preciso estabelecer a diferença entre a leitura despreocupada da informação, da leitura de uma poesia cujo objetivo é, antes de tudo, sensibilizar. E garantir que, além da compreensão, para nossa fruição, reconhecemos essa reflexão.

    A poesia [que sobe escadas] de A. de Jesus não nasce simplesmente de emoções experimentadas ou confidenciadas, mas da serenidade com que ele vivencia cada verso, como se fosse possível [e é!] ao leitor [plateia] experimentar cada frase poética provando de seu gosto.

    Plateia, olho, observo, admiro, misturo-me à paisagem e entrego-me à poesia que “Passando...” rememora e vislumbra no passado recente dos “degraus que fomos” os vãos de nossas histórias no passado e presente que se encontram no “Processo suspenso na ilusão” e na eterna procura do que se foi e do que está por vir, revelando uma fonte inesgotável de possibilidades: “O passado fugaz em extinção”.

    Krystald’Alma, sem longas explicações, trabalha temas através de representações simbólicas e “Dando ao passo que regressa” o seguimento contínuo de sua trilha, convertemos imagens por sentimentos e sensações e “Construímos a escada na pressa”.

    Mas a intimidade que nos favorece a reflexão é a mesma que provoca inquietude e desconforto, na lembrança “De esquecermos o que somos!”.




    ¬
    ...aos pés da poesia, a aprendizagem, outra vez oportuna ao conhecimento e a motivação a fazer, não apenas diferente, mas melhor.
    Obrigada, A.

    ResponderEliminar
  2. "...Na Razão de Pequenos Poemas!"


    Repletos de significantes e significados.

    ¬

    ResponderEliminar
  3. *
    em vão, o degrau,
    quando é incerta a subida !
    ,
    abraço,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  4. Entre o que somos, o que fomos, e o que gostaríamos de ser, um vão...cheios de degraus, de atalhos, de escadas sem fim.

    ResponderEliminar