terça-feira, 5 de março de 2013

Nabos.3 (Nabo que é nabo...)

.
.
.


Os nabos são muito estimados,
São raízes lisas que votam de cruz,
Basta muita água para serem cultivados,
Já redondinhos são muito apreciados,
Por quem lhes promete muita luz,
Há quem goste deles bem crus,
Mas gostam de ser cozidos,
Cortados,
Fervidos,
Esmagados…
 Por quem os vai comer,
Depois de muito os cozer;
Sempre nabos agradecidos,
Muito fáceis de convencer,
  Sempre desiludidos…
Os nabos,
    Que são nabos!...
.
.
.


1 comentário:

  1. E por falar em armas e poesia de combate... consciente de que a poesia nunca será uma arma, mas não querendo desistir da força que a palavra poética exerce sobre um público específico ou coletivo, a função social de “Nabos.3 (Nabo que é nabo...)” reside na rebeldia da fantasia que retrata a realidade.

    É sempre um prazer, sem precedentes, ler um poema d’Alma. É como fazer uma viagem ao contrário, mas sempre seguindo ao encontro dos possíveis, ou invisíveis, pontos de partida, desconfiando, é verdade, das evidências, às vezes reescrevendo uma estrofe ali e outra aqui, retirando tudo que é suspeito, ou acrescentando tudo aquilo que me move durante minha leitura. E descobrir, então, que nada é de graça, ou indiferente, nem de mais nem de menos, só comoção. Contemplação. Alguém que não se importe com a plateia. Nem com a fama, nem a com a ausência dela. Alguém tem de ser maior que seus versos.

    Sensibilidade, preocupação social e propriedade de conhecimento estão indissociáveis na criação deste poema. d’Alma serve nabos à mesa, ou à horta, de uma população que sobrevive à custa da própria humilhação, por merecimento ou não, e nos convida a fazer a nossa própria revolução.

    E depois, se existe alguém aqui a impressionar... é a obra de arte que por si só, já é impressionista o bastante. E tanto e tão, que é normal ao término da leitura me perguntar onde é que está a realidade e onde está a ficção. Para logo depois concluir que, toda a fantasia d’Alma é da mais pura realidade.


    Outra vez, bom fim de semana A.

    ResponderEliminar