quarta-feira, 19 de junho de 2013

Gargalhadas...


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Como saber,
Como sentir e entender,
As gargalhadas que ouvimos,
Tão silenciosas do que sentimos,
Oposto sentir oposto ao contradizer,
Se nos damos às lágrimas quando rimos,
     E nos entregamos ao riso sem nos apetecer?!...

Todas as gargalhadas vão rindo por oposição,
Opõem-se ao louco do riso que ri de tanto rir,
Riem-se ao contrário do contrário de mentir,
Gargalhadas loucas formadas sem expressão,
Em feiras despidas de siso,
Vestidas de tão louco riso,
Trinam-se esganiçadas em riso que as vai despir,
Deliram com o delírio que delira com a opressão,
Gargalham na esperança da gargalhada as vestir,
 Aí vão estridentes e loucas à procura de servidão,
Servem-se de suas gargalhadas com sofreguidão,
  Para gargalhar da loucura que louca as vai servir,
e…
São bem servidas de improviso,
Gargalhadas de corpo presente,
Ecoam em loucura e sem aviso,
Esvoaçando num voo impreciso,
     A voar numa sanidade aparente!...

Cai um silêncio triste sobre a gargalhada calada,
Silencia-se cabisbaixa a sapiência com amargura,
Exala um último suspiro numa revolta amalucada
Desvanece-se culta a voz numa última gargalhada,
Sente-se na pele o arrepio da realidade mais dura,
Rasgam-se seus velhos lábios sábios numa risada,
    Gargalha-se de si a gargalhada louca sem cultura!...
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2 comentários:

  1. Na verdade improvável

    nem todos os espelhos
    são os melhores
    para nos rirmos
    de nós próprios
    mas de quando em vez
    qualquer um serve
    para acordar os silêncios

    estilhaçar as palavras

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  2. Como máscara e como arma de defesa contra os modelos socioculturais, “Gargalhadas...”, longe de uma fantasia, e mais trágico que cômico, manifesta-se através da crítica e oposição às hipocrisias e às mentiras que favorecem e estimulam os relacionamentos convencionais. Do outro lado, ou no oposto, o Poema coloca pelo avesso o que é instituído como verdade, absoluta ou natural, e questionando sua originalidade, desperta à reflexão, e a poesia assume, nessa dimensão, uma posição social privilegiada.

    A nudez, precedida pela solidão do verso [“e...”], e que mais parece um jogo de sedução, onde as palavras ‘vestem-se e despem-se’ sem nenhum pudor, pode ser vista como um conjunto de recursos que têm como objetivo definir a gargalhada, não como reflexo de alegria ou felicidade, mas como representação e encenação.

    O que garante ao desfecho uma decepção, aparente, acentuada pela responsabilidade da denúncia, nunca da confissão, no riso, ainda que solitário, como meio de comunicação na capacidade crítica de contrariar a hipocrisia. Onde, o Olfato [“Exala um último suspiro numa revolta amalucada”], o Tato [“Sente-se na pele o arrepio da realidade mais dura,”], o Paladar “[Rasgam-se seus velhos lábios sábios numa risada,”] e a Audição [“Gargalha-se de si a gargalhada louca sem cultura!...”] se ampliam numa Visão serena, e feliz, de uma inesquecível... “gargalhada”!


    Bom fim de semana.

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