sábado, 2 de agosto de 2014

Geração OLX


.
.
.

Já lá vai o tempo de dar,
Um tempo dado à lembrança,
Estes novos tempos têm outro ar,
Tempos que parecem dar tudo a ganhar,
Tudo se vende,
Na venda da alma oferece-se a esperança,
Com nada conseguido compra-se desconfiança,
Que não rende,
Para pior tende,
Já nada temos e tudo temos para comprar,
Tudo o que não vendemos acaba por ficar,
E o que fica é a humilhante semelhança,
Ao pior que de nós, damos a trocar,
Ficando o remorso que nos cansa,
     Pela troca de ninguém ajudar!...

Há um irresistível chamariz,
Que apela a todo o nosso egoísmo,
Toda a indiferença que vendemos nos faz feliz,
Estamos sós e tão senhores do nosso nariz,
A saldo, vendemos o nosso altruísmo,
     Nesta geração que é ser OLX!...
.
.
.


1 comentário:

  1. “Desapegar é só começar!” é o slogan da OLX, um site de classificados grátis em diversas categorias, e com usuários em vários países, enquanto “Geração OLX” é um Poema com origem na crítica aos sentimentos voláteis.

    Neste ambiente, paira sobre a Poesia, de natureza utilitária, a efemeridade. A mensagem, assim que recebida, acusa a frieza e a distância, ou o egoísmo, que se pretende atingir com a presença marcante da sonoridade expressiva dos versos [“Tudo se vende,” / “Que não rende, / Para pior tende,”], impossibilitando o retorno à credibilidade, ou ao crescimento em ascensão de sentimentos nobres. Descartando o invólucro, o que fica é a habilidade d’Alma em dar formas instantâneas aos conteúdos concretos: solidariedade, compaixão e altruísmo.

    O que para um é produto, e como tal descartável, para o outro, é um artigo em contínua demanda. A predominância do egoísmo nos relacionamentos causa estranheza. Até na Poesia. O ritmo nem se estabiliza, nem adquire autonomia, apenas segue com os versos renovando o compromisso entre a realidade dos fatos.

    O que fica, ou sinto, é a Poesia independente. A serviço de um sistema de oposições previamente estabelecidas, ela despreza a necessidade de independência. Como se não fosse possível separar o ‘site da geração’, ou a ‘Geração’ do ‘Espírito Mercantil’. Tudo é negociável, automaticamente, descartável e volúvel. Mesmo os sentimentos. Mesmo as pessoas. Mesmo a Esperança, que não se perpetua.

    Ao entrar nesse jogo chamado Criação, o Poema dinamiza a linguagem pela dupla atividade da significação. O ‘wallpaper’ é simples. Talvez. Não fosse pela ideia de que, numa relação casual, somos todos compradores e vendedores. Resta saber qual o saldo dessa negociação... Ou a intensidade desse afeto. Quando há afeto.

    Comentar um Poema d’Alma é sempre deixar algo por se dizer. Um vácuo que só existe porque a Poesia se fez presente, e de presente, me fez vislumbrar outro mundo, outros sentidos e novos sentimentos. E, curiosamente, como vácuo, de alguma forma, me preencheu. Ou, me preenche. E, de repente, sinto-me inteira, porque deixando de existir, existe. Ou, existo.


    Bom fim de semana, António Pina.

    ResponderEliminar