terça-feira, 3 de setembro de 2013

Subjetivo Papal


.
.
.



Obedecendo à estrela bífida dos tais,
 Os humildes clones crucificam a verdade,
A ciência do sorriso omite as traições fatais,
Escondidas nas costas da cruz coberta de ais,
Mas, nos olhos da miséria cresce a falsidade,
Com milagrosas promessas de bondade,
Nascerão frutos dos milagres papais,
    Deus é vítima da santa castidade!...

Aos seus pés pedia a Deus,
Para ser Deus exclusivo,
Só seu, pedidos seus,
A deuses ateus,
    Subjetivo!...
.
.
.


 


1 comentário:

  1. O poema revela o conteúdo não imaginário de d’Alma e aponta para uma concepção de subjetividade que tem um objetivo bem preciso. Ao deslocar os versos à atualidade sócio-religiosa, o poema aborda de forma incisiva conceitos de origem cristã: Como delimitar o que é milagre? O que é fé? Além de questionar tais conceitos, o poema levanta uma questão, que procura, de alguma forma destituir o poder divino em detrimento de uma única pessoa: Quem é Deus?

    Assim, o poema redimensiona as fronteiras da religião e da fé, e coloca ao mesmo tempo em discussão a relação Deus versus Igreja. Ou seu representante.

    Da preocupação de d’Alma se faz a poesia, que se realiza no próprio ato poético, na compreensão da relação entre sua Arte e a realidade que envolve o mundo cristão, bem como na atenção, e na direção, que resulta das respostas encontradas aos seus questionamentos.

    A consciência poética é, sobretudo, crítica. O tom objetivo, através do qual A. conclui o “Subjetivo Papal”, violenta a fé, merecidamente, por ser exclusiva de um poder conferido ao homem, incluindo a omissão da Igreja Católica na delegação desse mesmo poder a deuses, e não a Deus.

    Mais que Poeta, ou Profeta, um tema original num Poema também original de um homem tanto quanto, senão original, original.


    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar