quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Embriaguês Ectópica


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Ninguém soube explicar aquele emprenhanço,
E menos ainda o esgazeado sorriso simbólico,
A escorrer do cunilingus que apontava o tanso,
E o tanso refugiando-se desse caso tão insólito,
Via o caso afirmar ser um caso de teor alcoólico;
Um copo suspeito era esvaziado sem descanso,
Por uma garrafa que se oferecia ao espetanço,
    Abrindo o gargalo atrás do balcão melancólico!...

Um copo, uma garrafa e um garrafão,
Trocavam felátios à golada muito devagarinho,
Alguém se veio sobre uma conversa de violação,
Um fulano tal classificava o agressor de carrascão,
Enquanto  uma garrafa era esvaziada com carinho,
Já Sicrano de bandulho cheio se retirava de fininho,
Quando Beltrano disse com uma voz de borrachão:
-Cá pra mim quem a fodeu foi o vinho!...

Cus de garrafa ajudaram a ver,
A utopia de tão mau fígado abstinente,
E ajudavam a esconder o estado condizente,
Com a veia porta que à porta se deixou adormecer,
Fechada estava a porta ao que da tripa deveria converter,
Por causa de uma zanga com a hepática pouco competente,
Deixando a veia cava entregue ao descanso quase permanente,
     Enquanto garrafas e garrafões fodiam quem os andava a beber!...

Deu-se assim um popular caso de visível inchaço abdominal,
Classificada por todos os santos da santa tasca pouco católica,
De figadal emprenhanço concebido pela garrafa diabólica,
Que fora seduzindo aquele sedutor fígado virginal,
Acabando por dar à linguagem corporal,
 A voz de uma gravidez alcoólica!...

Na primeira ultrassonografia,
Logo pôde ver-se um pequeno princípio,
A mover-se entre o fígado degradante e a ironia,
Qualidade dúbia do estado degradado da ectopia,
   Na gestação passada de um alcoólico particípio!...
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1 comentário:

  1. A sequência dos fatos no poema “Embriaguês Ectópica” supera a proposta do processo descritivo, pela mensagem que, antes de ser didática, é artística. A probabilidade do alcoolismo levar à cirrose é comparada à gravidez não programada: Os danos são irreversíveis.

    Forma e conteúdo [“Um copo, uma garrafa e um garrafão,”] e personagens [“fulano tal” / “Sicrano” / “Beltrano”] de um cenário imaginário não se misturam à ilusão poética. Sua inquietude e perplexidade ganham versos e o burburinho das conversas de um balcão de bar se torna objeto de sua criatividade. Fora de seu habitat, ou longe dele, a poesia acontece em oposição à enfermidade adquirida. Não depende de um momento de inspiração, mas da disciplina em tornar poético um olhar, sensível, admitindo a possibilidade à previsão de uma realidade não menos verdadeira. Nunca como fuga ou pretensão de uma verdade que não existe. Nem nunca existiria.

    Cada tema dos poemas d’Alma é singular, e todo tema vem ao palco com um poema singularmente novo. O nascimento poético corresponde à criação, e se, a criação está para o controle da natalidade, o discurso, ou o poema, corresponde, então, à distinção da pluralidade: A poesia d’Alma é congênita.


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