sexta-feira, 15 de julho de 2011

Pescador

.
.
.

Temperam-se as redes de pobreza,
Com lágrima de fome e sal de tristeza,
Na traída costa das tuas fustigadas costas,
Comem-te à Italiana, à Espanhola e à francesa,
Deliciosos barcos abatidos nas praias que tanto gostas
 Deleite à beira mar onde foram servidos às postas,
Em vez da nossa gorda sardinha Portuguesa!...

Nos polegares baixos de Cavaco,
Velhos pescadores comem à mesa,
A fome de um acordo opaco!...
 .
.
.










2 comentários:

  1. Atual e pertinente à reforma que se faz urgente na Política Comum de Pescas, “Pescador” é um mergulho social ao modelo de causas e efeitos de uma economia sócio-econômica deficiente, onde o saber e o sentir transformam-se em compromisso com a manifestação poética.

    Um tempero indigesto [“Temperam-se as redes de pobreza, / Com lágrima de fome e sal de tristeza,”] com impacto tanto na economia regional quanto para a população. A temática social, que tem origem na falta de uma gestão adequada à exploração da pesca, é um inquérito implacável ao modelo vigente [“Deliciosos barcos abatidos nas praias que tanto gostas”]. A economia não gera emprego e renda, na falta do alimento, a falta de nutrientes [“Deleite à beira mar onde foram servidos às postas, / Em vez da nossa gorda sardinha Portuguesa!...”] e uma troca, com registro na ordem política injusta.

    A denúncia, agora formalizada [“Nos polegares baixos de Cavaco,”], é de impugnação à injustiça [“As fome de um acordo opaco!...”] que prevalece sobre a obscuridade constitutiva.


    ¬
    Um belo poema. Ainda que atrasada, o que só fomentou meu apetite, o prato está pronto. O wallpaper complementa o banquete movido pela ação de natureza poética para o qual fomos todos convidados. Basta leitura e apreciação. Epee apenas arrumou a mesa, a parte mais fácil, diga-se de passagem. O prato é alimento d’Alma. Sirvamo-nos.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo POETA;
    Maravilhoso POEMA.
    Que as redes dos barcos abatidos, através de políticas que só servem os países ricos, pudessem servir para "pescar" todos aqueles que tão mal fizeram a um sector, outrora pujante,e de tanta tradição no nosso País.
    Bela homenagem ao valoroso Pescador.
    Parabéns. Bem haja.
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar